Como todos nós sabemos, os ciclos de adoção de obras pelo PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) são obrigatoriamente antecipados e regulamentados por Edital publicado pelo Ministério da Educação. Este Programa relativo às Obras Literárias (Objeto 3) destinadas aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental não é diferente. Neste Edital temos traçados os objetivos para a aquisição e uso das obras no processo de ensino e aprendizagem e, aqui, temos um imenso e complexo conjunto de intenções e fundamentos teóricos, todos voltados ao apoio do trabalho das professoras e professores, ao desenvolvimento e bem-estar dos educandos, durante os ciclos e rotinas de aprendizagens e formação de conhecimento. Ufa! A tarefa não é pequena, pois nenhum objetivo educacional pode estar desvinculado das qualidades das obras literárias, em todas as suas características: a fluidez e beleza literária da narrativa, a construção das imagens (as textuais e as iconográficas), o diálogo certeiro e belo entre as linguagens (texto e imagens), a construção do objeto livro, a consolidação de uma experiência prazerosa e reflexiva de leitura. Aliás, queria chamar a atenção de todos para a palavra REFLEXIVA usada acima. Se tivéssemos que empregar uma imagem, que resumir numa sentença, o porquê da aplicação da literatura (das obras ficcionais) na sala de aula, podemos afirmar, com segurança, que a literatura produz em cada um de nós exatamente isso, a REFLEXÃO. Por meio de suas histórias, de seus personagens, cenários etc., nos vemos, reconhecemos a vida. A literatura é o nosso reflexo, nos revela, como um espelho, o tanto que fomos (e, muitas vezes, a nossa história, como humanidade, nos apresenta grandes erros e desafios de superação) e o tanto que podemos construir e ser. Enfim, a literatura é um belo espelho, nos trazendo a nossa imagem (REFLEXO) e o que somos em promessa (REFLEXÃO, ANÁLISE, PENSAMENTO). Mas, vamos lá ao EDITAL, às regras e a apresentação a vocês de como os nossos livros cumprem o EDITAL. O item 2.2.18 do Edital, diz: 2.2.18. As obras literárias deverão ser adequadas à faixa etária do público-alvo da categoria à qual se destinam e estar em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular e com a Política Nacional de Alfabetização, podendo contemplar temas diversos. A BNCC é bem extensa e traz muitos fundamentos e orientações voltados para todas as áreas e metas de ensino. Para sermos bem objetivos e tentarmos, realmente, apoiá-los nas escolhas e no uso futuro das obras, destacamos apenas duas das 10 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, pois acreditamos que elas nos dão um firme caminho para as nossas muitas metas. Vamos lá:
- Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
- Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
Queridos educadores, se as nossas obras, o nosso trabalho, contribuir um tanto para a realização das metas acima, ou seja, com seu trabalho e protagonismo de dotar os alunos das COMPETÊNCIAS acima descritas, estaremos plenamente realizados e certos de que cumprimos a nossa tarefa como autores, ilustradores e editores. E é por isso que fazemos o nosso trabalho com tanto entusiasmo. Editamos os livros que apresentamos a vocês, para adoção no PNLD 2023 – Obras Literárias, observando o conjunto das orientações da BNCC, que estão tão bem REFLETIDAS nas Competência 1 e 2, e vamos destacar um pouquinho das suas qualidades a seguir.