POR QUE ESCOLHER OS NOSSOS LIVROS?

UMA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SUA ESCOLHA

Queridas educadoras, queridos educadores, nem conseguimos medir o tamanho da tarefa que vocês têm agora em mãos! Para além de todos os objetivos e responsabilidades das suas rotinas de sala de aula e do processo educacional, ainda há esse grande universo de livros que são apresentados a vocês, quase que anualmente, para seleção.  Na mesma medida, nós da editora LeYa Brasil, sabemos que há muitos e muitos bons livros de várias editoras sendo apresentados a vocês. No entanto, podemos assegurar que as nossas obras são realizadas, também, buscando altos padrões de qualidade em todos os aspectos que formam um bom livro, uma boa leitura e, acima de tudo, com muita alegria e entusiasmo. Realmente, gostamos muito do nosso trabalho e gostamos, ainda mais, quando imaginamos que ele pode chegar, pelas suas mãos, às salas de aula. Esse espaço tentará apresentar a vocês algumas razões para olharem com carinho para os nossos títulos, escolhendo-os para o seu processo de ensino.

ATENDENDO AO EDITAL

Como todos nós sabemos, os ciclos de adoção de obras pelo PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) são obrigatoriamente antecipados e regulamentados por Edital publicado pelo Ministério da Educação. Este Programa relativo às Obras Literárias (Objeto 3) destinadas aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental não é diferente. Neste Edital temos traçados os objetivos para a aquisição e uso das obras no processo de ensino e aprendizagem e, aqui, temos um imenso e complexo conjunto de intenções e fundamentos teóricos, todos voltados ao apoio do trabalho das professoras e professores, ao desenvolvimento e bem-estar dos educandos, durante os ciclos e rotinas de aprendizagens e formação de conhecimento. Ufa! A tarefa não é pequena, pois nenhum objetivo educacional pode estar desvinculado das qualidades das obras literárias, em todas as suas características: a fluidez e beleza literária da narrativa, a construção das imagens (as textuais e as iconográficas), o diálogo certeiro e belo entre as linguagens (texto e imagens), a construção do objeto livro, a consolidação de uma experiência prazerosa e reflexiva de leitura. Aliás, queria chamar a atenção de todos para a palavra REFLEXIVA usada acima. Se tivéssemos que empregar uma imagem, que resumir numa sentença, o porquê da aplicação da literatura (das obras ficcionais) na sala de aula, podemos afirmar, com segurança, que a literatura produz em cada um de nós exatamente isso, a REFLEXÃO. Por meio de suas histórias, de seus personagens, cenários etc., nos vemos, reconhecemos a vida. A literatura é o nosso reflexo, nos revela, como um espelho, o tanto que fomos (e, muitas vezes, a nossa história, como humanidade, nos apresenta grandes erros e desafios de superação) e o tanto que podemos construir e ser. Enfim, a literatura é um belo espelho, nos trazendo a nossa imagem (REFLEXO) e o que somos em promessa (REFLEXÃO, ANÁLISE, PENSAMENTO). Mas, vamos lá ao EDITAL, às regras e a apresentação a vocês de como os nossos livros cumprem o EDITAL. O item 2.2.18 do Edital, diz: 2.2.18.  As obras literárias deverão ser adequadas à faixa etária do público-alvo da categoria à qual se destinam e estar em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular e com a Política Nacional de Alfabetização, podendo contemplar temas diversos. A BNCC é bem extensa e traz muitos fundamentos e orientações voltados para todas as áreas e metas de ensino. Para sermos bem objetivos e tentarmos, realmente, apoiá-los nas escolhas e no uso futuro das obras, destacamos apenas duas das 10 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, pois acreditamos que elas nos dão um firme caminho para as nossas muitas metas. Vamos lá:

  1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
  2. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

Queridos educadores, se as nossas obras, o nosso trabalho, contribuir um tanto para a realização das metas acima, ou seja, com seu trabalho e protagonismo de dotar os alunos das COMPETÊNCIAS acima descritas, estaremos plenamente realizados e certos de que cumprimos a nossa tarefa como autores, ilustradores e editores. E é por isso que fazemos o nosso trabalho com tanto entusiasmo. Editamos os livros que apresentamos a vocês, para adoção no PNLD 2023 – Obras Literárias, observando o conjunto das orientações da BNCC, que estão tão bem REFLETIDAS nas Competência 1 e 2, e vamos destacar um pouquinho das suas qualidades a seguir.

Nossos livros aprovados para você escolher

LIVROS DA CATEGORIA 01

A FELICIDADE DE LAILA

Esse livro surgiu da vontade da autora de falar aos filhos sobre a vida e a infância, e o lugar deles no mundo, com muita alegria, valorizando as pequenas coisas e experiências do dia a dia… ler mais

Autora: Mariahadessa Ekere Tallie
Ilustradora: Ashleigh Corrin
Tradutora: Izabel Aleixo
CÓDIGO DA OBRA: 0536L23000030LE

TEMAS: família e amigos, descoberta de si, sentimentos e emoções, felicidade, solidariedade, responsabilidade, diversão, meio ambiente.

O VÍRUS DO AMOR

Dante é um elefantinho, filhote. Enfim, uma criança como as nossas. Ele está vivendo aquele processo que os educadores conhecem tão bem, de se descobrirem pessoas autônomas, diferentes dos outros, de seus pais, únicas… ler mais

Autora: Laurie Cohen
Ilustradora: Nicolas Gouny
Tradutora: Izabel Aleixo
CÓDIGO DA OBRA: 0538L23000030LE

TEMAS: sentimentos e emoções, descoberta de si, o corpo e as emoções.

O PUM

Mais uma aventura da nossa criança Dante, o elefantinho. E como o corpo tem mistérios, não? Soltar pum parece ser uma das descobertas mais importantes e divertidas dessa fase do crescimento… ler mais

Autora: Laurie Cohen
Ilustradora: Nicolas Gouny
Tradutora: Izabel Aleixo
CÓDIGO DA OBRA: 0540L23000030LE

TEMAS: infância, amadurecimento, autoconhecimento, aceitação, corpo, amizade, sociedade, responsabilidade social, meio ambiente.

MAU HUMOR

Nessa história o nosso jovem leitor vai reconhecer nas personagens muitas das suas emoções e variações de humor. Da mesma forma, vai ver a sua importância (o seu protagonismo)… ler mais

Autora: Charlotte Zolotow
Ilustradora: Geneviève Godbout
Tradutora: Izabel Aleixo
CÓDIGO DA OBRA: 0534L23000030LE

TEMAS: família e amigos, descoberta de si, escola, sentimentos e emoções, superação, solidariedade, responsabilidade, diversão.

Conheça os livros da categoria 01 | 1º e 3º Anos do Ensino Fundamental

LIVROS DA CATEGORIA 02

PRINCESINHAS E PRINCIPEZINHOS DO BRASIL

Poucas obras que fizemos em nossa editora são tão importantes para nós, pois esse livro apresenta uma série de temas pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem e à formação… ler mais

Autora: Paulo Rezzutti
Ilustradora: Gisele Daminelli
CÓDIGO DA OBRA: 0537L23000020LE

TEMAS: história do Brasil, encontros com a diferença, diversão e aventura, raízes históricas, formação do povo brasileiro, infância, descoberta do mundo, amadurecimento, pluralidade, culturas.

ADÈLE, A TERRÍVEL: ISSO NÃO VAI ACABAR BEM

Os educadores sabem e muitas vezes se deparam, junto à imensa diversidade das suas turmas, com crianças que possuem uma maneira toda particular de observar e investigar o mundo… ler mais

Autora: Mr Tan
Ilustradora: Miss Prickly
Tradutora: Maria Helena Rouanet
CÓDIGO DA OBRA: 0535L23000020LE

TEMAS: infância, família e amigos, descoberta de si, conhecimento, deslumbramento, vida em sociedade, bullying, empatia, liderança, educação, humor.

OLÍVIA EM A HISTÓRIA

Olívia está com nove anos, e logo, logo terá dez e ela, a sua história, se encontra com a de muitos dos nossos alunos. Ela é bem sabida, e já aprendeu muitas e muitas coisas, mas, numa noite… ler mais

Autora: Izabel Aleixo
Ilustradora: Eduardo de Amorim Nunes
CÓDIGO DA OBRA: 0533L23000020LE

TEMAS: família, amigos e escola, descoberta de si, autoconhecimento, empoderamento, crescimento, superação e amadurecimento, sentimentos e emoções, solidariedade, empatia e perdão, natureza e meio-ambiente, ciclos da vida, perda, medo, literatura.

Conheça os livros da categoria 02 | 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental

Politica de Privacidade